Comunicados
O pagamento mensal dos servidores passará a ser efetuado entre o último dia útil do mês até o quinto dia útil do mês subsequente, quando for necessário, conforme já amplamente divulgado aos servidores, nos quadros de avisos das unidades e no próprio site da Prefeitura de Juiz de Fora.
A medida foi oficializada na quarta-feira, 6, através do decreto nº 13063, que modifica prazos da folha de pagamento da Administração Direta do Município de Juiz de Fora.
A ação é necessária em virtude da queda na arrecadação do Município e também de atrasos recorrentes nos repasses de recursos estaduais, como o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), feito pelo Governo do estado, gerando desequilíbrio no fluxo financeiro da Administração.
A alternativa, então, visa a garantir o compromisso da Prefeitura de JF com a folha de pagamento.
Esta ação soma-se a diversas outras iniciativas em busca de reequilíbrio financeiro, como concursos públicos, revisão de contratos de fornecedores e um novo projeto de Lei da Anistia, ações iniciadas em 2014, com o projeto Gestão Inteligente, e que têm permitido à PJF buscar o equilíbrio fiscal.
POSSIVEIS ATRASOS NOS SALARIOS E SUAS CONSEQUENCIAS
Esta situação pode trazer sérios transtornos para nossos Associados.
O que fazer então, para se preparar para estes possíveis atrasos?
Certo é, que temos que nos prevenir.
A ASJF – Ameta, em reunião extraordinária realizada no último dia 11 com a Prefeitura de Juiz de Fora, sendo representada pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Sra. Andreia Goreske, com o objetivo de dar continuidade aos encaminhamentos dos interesses dos Associados, foi oficialmente alertada sobre a possibilidade de atrasos nos pagamentos dos servidores.
O atraso do salário pode causar vários transtornos na vida do servidor, principalmente nos casos daqueles que dependem do dinheiro para pagar o aluguel, a mensalidade da escola dos filhos e toda a despesa da casa (luz, telefone, água, gás, supermercado, etc).
Em consulta a assessoria jurídica da Associação sobre o tema, esta nos informou que recebe diariamente vários servidores que buscam orientação para solução de litígios relacionados a empréstimos financeiros e cobranças de contas pessoais em atrasos, todos buscando alternativas para negociar estes débitos.
A ASJF – Ameta, preocupada com a situação de seus associados está buscando juntamente a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Sra. Andreia Goreske, uma parceria para proporcionar aos associados um Curso de Educação Financeira.
Acredita-se que, com a atual situação econômica do país, tal parceria é uma medida de amadurecer o servidor e sua família, para que o impacto dos possíveis atrasos salariais não torne ainda mais difícil a vida financeira do associado, servindo ainda, para assessorar aqueles que já se encontram com dificuldades de administrar suas contas.
Fonte: Retirado dos Murais Informativos Internos da PJF